ENEM 2019: Você precisa saber

INSCRIÇÕES

As inscrições já começaram e deverão ser feitas entre os dias 6 e 17 de maio, na Página do Participante.

TAXA

Você deverá pagar uma taxa no valor de R$ 85,00 e poderá ser paga até o dia 23 de maio.

DATAS DAS PROVAS

As provas serão aplicadas nos dias 3 e 10 de novembro.

NOTAS DO ENEM

As notas do Enem 2019 poderão ser usadas para ingresso no ensino superior.

TREINEIROS

Quem está no 1º ou 2º ano do ensino médio participa do Enem como treineiro, ou seja, não poderão usar as notas para entrar no ensino superior, mas é   importante para experiência.

O Enem considera como treineiro aquele candidato menor de 18 anos (na data da primeira prova) que concluirá o Ensino Médio nos anos seguintes ao da prova em que se inscreveu.

Além do domínio dos conteúdos que serão cobrados nas provas, a vivência é essencial para um bom aproveitamento. Saber lidar com o nervosismo, entender a prova, administrar o tempo restrito para sua conclusão, tem-se a importância da experiência de fazer o vestibular como treino!

Os treineiros do Enem também precisam pagar a taxa de inscrição, assim como qualquer outro candidato.

NOVIDADES ENEM 2019

As novidades e mudanças do Enem 2019: Diminuição das folhas para cálculos (rascunhos) e substituição da tecnologia de coleta de impressão digital por uma mais barata.

DAS PROVAS E HORÁRIOS

Os participantes deverão chegar até as 13h, horário de Brasília, e as provas começam às 13h30, com duração de 5h30 no primeiro dia e 5h no segundo.

Dia 3/11 serão aplicadas as provas de Redação; 45 questões de Linguagens e Códigos; 45 questões de Ciências Humanas.

Dia 4/11: 45 questões de Matemática; 45 questões de Ciências da Natureza

PRATIQUE SUA REDAÇÃO

O conhecimento e domínio da escrita formal é um dos principais critérios que são avaliados na redação ENEM 2019.

Além de saber escrever de acordo com a norma culta, é fundamental ao aluno   ter domínio da estrutura textual, ter boa argumentação e letra legível.

Inscreva-se nas Oficinas de Redação da Permear Conhecimentos e Curso de Grafia

CUIDADOS IMPORTANTES NA REDAÇÃO:

CORRA DOS VÍCIOS DE LINGUAGEM: vícios de linguagem correspondem aos desvios da língua padrão provocados por desconhecimento ou desatenção do falante e sua ocorrência ocasionará dedução da nota da redação.

DOMÍNIO DO VOCABULÁRIO

Ter um bom vocabulário é imprescindível para desenvolver um texto de escrita formal. Quanto mais se praticar a leitura, mais ampliado será o domínio vocabular na hora do texto. Por isso, é importante ao estudante ter contato com os mais variados autores, de modo a apreender os diferentes usos das palavras e as variadas formas de estruturação sintática de um texto.

O domínio de vocabulário é fundamental para construir uma boa redação, pois municiará o aluno com palavras suficientes a se evitar a repetição, e permitir a fluidez do texto e a precisão das ideias. Assim, o estudante deve procurar usar certas ferramentas linguísticas, como sinônimos, locuções nominais e verbais, além de diferentes estruturas sintáticas, como orações reduzidas ou desenvolvidas.

Para ampliar o seu acervo lexical (vulgo vocabulário), anote toda palavra que desconhecer o significado e procure, posteriormente, o seu significado no dicionário. Por que não criar uma lista? Isso ajudará não só na redação, mas também naquelas questões de múltipla escolha chatinhas que todo mundo erra!

CONHECER AS REGRAS GRAMATICAIS

Outro ponto essencial para fazer uma boa redação ENEM 2019 e desenvolver o texto de acordo com a escrita formal é ter domínio das regras gramaticais. Por isso, é fundamental que a sua redação, seja escrita segundo a sintaxe padrão, ou seja, por exemplo:

  • Com respeito às regras de concordância verbal e nominal
  • Com o uso adequado dos sinais de pontuação
  • Com a utilização correta da regência verbal e nominal
  • Com o correto emprego dos pronomes
  • Etc.

Ter domínio e conhecimento das regras gramaticais será fundamental para garantir uma excelente nota na redação. Por isso, além de treinar redação, estude a parte teórica da disciplina de português, sempre fazendo exercícios para fixar o conteúdo e entender como elas são empregadas nas frases! Além disso, não se esqueça de revisar o conteúdo constantemente, pois algumas regras, como aparecem com menos frequência, costumam ser facilmente esquecidas.

LETRA LEGÍVEL NA REDAÇÃO

Não adianta fazer uma redação perfeita se o avaliador não conseguir ler o que está escrito.

Uma letra legível é vital para a redação – pode ser cursiva ou de forma, o Enem não faz nenhuma exigência específica quanto a isso. Importante é garantir que o texto será lido sem dificuldades.

Para mais detalhe sobre o edital do ENEM 2019, acesse o site oficial: https://enem.inep.gov.br

 

Se nossas informações foram úteis para você, compartilhe o texto, siga a gente no Facebook e Instagram e acompanhe todos os nossos posts!

A Pemear Conhencimentos oferece cursos e aulas específicas para ajudar na sua preparação para a redação e lançou semanalmente as Oficinas de Redação, específico para a redação ENEM 2019.

Durante as oficinas serão abordados a parte teórica e prática com os temas mais cobrados no ENEM, para você desenvolver as suas habilidades para produzir redação.

Ainda, temos o CURSO DE GRAFIA, você vai trabalhar sua forma de escrever para que sua letra seja legível para o corretor.

Fique por dentro dos dias e horários. Converse com a gente pelo WhatsApp para obter mais informações sobre nossas aulas.

 

X